terça-feira, 8 de maio de 2012

Votar para vereador. Porque é importante


   No dia sete de outubro deste ano, os eleitores brasileiros escolherão seus representantes nas Câmaras Municipais, os vereadores. Estes compõem o que é chamado Poder Legislativo Municipal.
   Segundo o vereador Carlos Alberto Rezende Lopes, o Linho, 53, do Partido dos Trabalhadores (PT) de Indaiatuba, SP, este poder, no âmbito municipal é muito importante, pois “além de sua tarefa óbvia, que é criar as leis constitucionalmente reservadas ao município, também fiscaliza o poder Executivo”- no caso das cidades, representado pelo prefeito- no cumprimento dessas leis.
   A cidade de Indaiatuba tem uma bancada de doze vereadores, dos quais, Linho é o único representante da Oposição, na gestão do prefeito Reinaldo Nogueira, 45,  do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB).
   Para o representante do PT, o Legislativo Municipal deve ir além do simplesmente “dizer amém a tudo que o Executivo faz ou quer fazer”. Linho diz também que os vereadores fazem, às vezes, o papel do Judiciário, por não haver esse Poder nas cidades: “Fazemos requerimentos de apurações de denúncias junto ao Ministério Público, através de requerimentos, que, por vezes, se transformam em ações civis públicas. Estas levam a uma melhor apuração de denúncias de atos irregulares ou ilegais do Poder Executivo.”
   Fábio Conte, 43, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), é vereador da Situação, em seu terceiro mandato consecutivo. Relata que o prefeito pode impor uma lei, com um decreto, ou utilizar-se da Câmara Municipal. Daí, a importância desse Poder: “Servimos para lapidar o que o Executivo quer fazer pela cidade”.
   Para Conte, não há problemas em ter uma bancada de oposição mínima: “A Oposição em Indaiatuba é pequena, mas bem atuante. Muitas vezes ela vota com a bancada da Situação.” O representante do PSB acredita que, em cidades como Campinas, com “votações de leis absurdas e casos evidentes de corrupção, necessita-se de uma Oposição mais forte”.
   Tanto Linho quanto Fábio Conte se declaram candidatos naturais à reeleição, neste ano.
    As sessões da Câmara de Indaiatuba são às segundas feiras, a partir das 19h e são abertas ao público.
                  Alex Lecovic   

Nenhum comentário:

Postar um comentário