sexta-feira, 30 de agosto de 2013

   

                                         Eu e o Sol

     Direitos e deveres nunca estiveram tão confusos como atualmente. E é fácil entender. Ou não é.
     Num tempo em que tudo é "para ontem", onde precisamos de downloads rápidos, e achamos que raciocinamos na mesma velocidade que nossos computadores...E a fila do banco que não anda, e o trânsito congestionado nas megalópoles do interiorrrr, e eu tenho "meus direito", meu advogado vai falar com você. Num tempo como este, é fácil nos vermos como a prioridade do Planeta.
     Copérnico provou- e foi até o fim com a teoria, coitado- que o Sol é o centro do nosso Universo.
     Provamos que ele estava redondamente- com o perdão do trocadilho- enganado. Nós somos o Centro do Universo. Ou melhor, nós não.EEEEEEuuuuuu!
     Quero meus direitos. Meus deveres eu mesmo escolho quais são e vamos que vamos.
     Se buzinar para mim eu xingo- que negócio é esse de levar desaforo para casa?...
     Se me derem o troco errado a menos para mim, eu protesto, eu taco fogo nos pneus!
     Se me derem o troco errado a mais eu chamo Imprensa para mostrar como sou honesto e devolvo para o Caixa, debaixo do aplauso da platéia.
     Somos cada vez mais relativistas em tudo. Me fechou no farol, é folgado. Eu fechei no farol, desculpe eu não vi. E não me xinga que que protesto.Que eu processo!
     Não buscamos mais um lugar ao Sol, que isso está fora de moda. Queremos um lugar à sombra. Fique com seu lugar ao Sol, porque eu sou bonzinho...Pode ficar com meu lugar ao sol também, viu!
     Meu altruísmo é máscara para o ego.
     Não se enganem, o novo grande mal do século não é mais o alcoolismo (nem nunca foi). Talvez a Depressão. Também não. Estamos viciados no Ego. Somos egolátras. E não queremos terapia. A única terapia aceitável é aquela que contenha massagem. Massagem no próprio Ego.
      Devíamos sentir vergonha quando nos apossamos de uma vaga que era claramente de outro. Mas nos orgulhamos de levar vantagem.
      Sentir alegria quando alguém prospera. Mas sentimos raiva. O mundo conspira contra mim. E nessa hora precisamos de uma boa dose de autopiedade. O Universo conspira contra mim. Gente, mas é o Universo. Não é demais?!?
   
   
   

4 comentários:

  1. Me identifiquei em varias partes, nossa busca pela atenção, expondo cada vez mais nossos problemas para atrair piedade, querendo que nossos problemas sejam maiores que os dos outros. Muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal o texto. Em tempos de interação social online, muitos têm necessidade de compartilhar tudo o que lhe acontece. Isso acaba "massageando" o ego, e leva, consequentemente, ao crescimento do orgulho, o que faz a pessoa se sentir o centro do Universo...

    ResponderExcluir